Pergunta (14/05/2012): Olá Roger! Sou professora numa Escola
Pública do Estado de São Paulo e muitas vezes fico pensando como despertar nos
adolescentes o interesse para uma aprendizagem significativa. As deficiências
são tantas que às vezes torna-se muito difícil.
Como uma educadora pode contribuir para a evolução destes jovens? Eu tento fazer o possível para despertá-los
para o estudo, mas confesso que poucos se dedicam. A prova são estes índices
baixos que vemos nas avaliações! O que fazer?
Roger: Oi querida amiga, essa é uma das nossas principais preocupações também. No novo livro “Universalismo Crístico Avançado”, que será lançado em setembro desse ano, abordamos o tema com profundidade, dedicando a ele um capítulo exclusivo e diversas outras reflexões durante todo o livro.
Um dos principais pontos abordados diz respeito a estimularmos nos jovens o saudável hábito de filosofar, ao invés de apenas ensinarmos o conteúdo tradicional de forma mecânica, que, sem dúvida, é importante para a formação humana. Hoje em dia os homens parecem robôs, que são facilmente manipulados por instrumentos de manipulação de massas, pois não há reflexão sobre o aprendizado. Tudo porque a filosofia, o ato de pensar e chegar a conclusão por suas próprias reflexões, foi completamente abandonada do modelo educacional vigente. As escolas precisam resgatar o modelo educacional filosófico e reflexivo. Hoje em dia os alunos apenas decoram as matérias, sem “integrar o conhecimento”. Eles não compreendem o significado daquele saber para o seu desenvolvimento humano e espiritual. Muitos nem lembram mais o que estudaram no ano seguinte, tornando-se adultos sem opinião própria e sem capacidade de conceber reflexões que poderiam ajudar muito em suas profissões e vidas.
Roger: Oi querida amiga, essa é uma das nossas principais preocupações também. No novo livro “Universalismo Crístico Avançado”, que será lançado em setembro desse ano, abordamos o tema com profundidade, dedicando a ele um capítulo exclusivo e diversas outras reflexões durante todo o livro.
Um dos principais pontos abordados diz respeito a estimularmos nos jovens o saudável hábito de filosofar, ao invés de apenas ensinarmos o conteúdo tradicional de forma mecânica, que, sem dúvida, é importante para a formação humana. Hoje em dia os homens parecem robôs, que são facilmente manipulados por instrumentos de manipulação de massas, pois não há reflexão sobre o aprendizado. Tudo porque a filosofia, o ato de pensar e chegar a conclusão por suas próprias reflexões, foi completamente abandonada do modelo educacional vigente. As escolas precisam resgatar o modelo educacional filosófico e reflexivo. Hoje em dia os alunos apenas decoram as matérias, sem “integrar o conhecimento”. Eles não compreendem o significado daquele saber para o seu desenvolvimento humano e espiritual. Muitos nem lembram mais o que estudaram no ano seguinte, tornando-se adultos sem opinião própria e sem capacidade de conceber reflexões que poderiam ajudar muito em suas profissões e vidas.
Outro ponto que abordamos é que a educação familiar e a
escolar são os alicerces máximos da boa formação do homem. A criança que recebe
uma educação positiva e com bons valores, através dessas duas estruturas,
tornar-se-á um adulto de sucesso e feliz. Precisamos preparar o terreno para as
novas gerações que se sintonizarão naturalmente com a luz. Precisamos educá-las
desde cedo para que vejam o caminho de paz e amor que devem seguir. Uma
revolução na educação precisa ser iniciada. Esse é um dos principais papéis que
o Universalismo Crístico defenderá quando estiver plenamente estruturado por
todo o país. As novas gerações, de boa índole, se bem formadas desde a
infância, estabelecerão na Terra a Nova Era.
Se nós desejamos perpetuar na Terra um elevado padrão de vida
e desenvolvimento humano e espiritual, tornando os homens conscientes, livres e
pacíficos, esse caminho encontra-se, sem dúvida alguma, na educação através de
efetivos modelos de conscientização e despertamento. Ensinar os nossos filhos a
pensarem e lhes oferecer conhecimento é a melhor herança que poderíamos dar a
eles e ao mundo como um todo. Os pais e educadores devem perceber isso e
ensinar e estimular nas crianças o que realmente importa. Não se consegue
formar homens e mulheres valorosos por meio de elogios fúteis, focados no ego
de cada um. Para isso é preciso incentivá-los a comportamentos e valores
dignos.
Infelizmente esse espaço é muito pequeno para abordarmos com
profundidade um tema tão importante como este. Mas logo, o livro “Universalismo
Crístico Avançado” estará disponível para todos com dezenas de páginas a
respeito desse tema.
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