segunda-feira, 29 de abril de 2013

Recomeçar

Há momentos na vida que é necessário voltarmos ao inicio das nossas ações para conduzir os nossos objetivos, sentimentos e esperanças através de um novo ponto de vista. A vida segue dentro de um eterno estado de inicio: experiências novas, coisas novas, pessoas novas estão constantemente surgindo em nosso caminho para nos mostrar que tudo no mundo está em processo de renovação. A ação de começar ou tentar fazer tudo de novo diante de diferentes situações que ocorrem durante a nossa vida é o que nos torna seres tão especiais. Nossa força interna, que motiva a nossa existência, cresce e se expande cada vez que dizemos que somos capazes de recomeçar e que somos capazes de fazer tudo diferente. Pois a cada dia é nos dado o poder de mudar a nossa realidade.
 
A vida não começa após o parto. O parto é apenas o “primeiro” nascimento, entre inúmeros outros, e representa a nossa chegada a Terra. Nascer é dar as boas vindas para uma forma de vida que exigirá nossa adaptação, tolerância, amor, respeito e principalmente a nossa coragem de recomeçar quantas vezes forem necessárias. Quantas vezes tivemos que retroceder os nossos planos e buscar novas opções? Quantas e quantas vezes pensamos que nossa vida estava estagnada e de repente aparece algo que nos mobiliza a sair do lugar e a seguir em frente? Quantas vezes tivemos que nascer de novo através da mudança de valores e da adoção de novos princípios? Se conseguir compreender isso, irmão, também compreenderá o quanto é importante estar preparado para recomeçar.
 
A gente nasce a cada momento em que a nossa percepção sobre o mundo muda, principalmente se esta for positiva. Há pessoas que passam a vida inteira sem saber o que é viver; se condicionam a estar no mundo das ilusões e acreditam que não existirá vida feliz, se esta não atender às suas expectativas. O foco incessante nos desejos e nas expectativas faz com que a vida passe sem ser sentida. Busca-se sempre a resolução de um problema, a realização de um sonho, a conclusão de algo. Porém, para atingir o fim, sempre será necessário voltar ao começo. É como se lêssemos um livro bem complexo que nos obriga a voltar às primeiras páginas para melhor compreender o final da estória.
 
O recomeço é o que impulsiona o nosso amadurecimento. Recomeçamos para tentar nos tornarmos mais humanos e mais humanitários nas nossas ações, principalmente quando estamos dispostos a assumir uma conduta mais positiva diante da vida. Quando escolhemos ter um novo principio ou estilo de vida que seja mais saudável, humilde e compreensivo, nos damos, em igual proporção, a oportunidade de sentir o que não sentíamos, de ver o que não víamos, e também de dizer de modo mais sereno e harmônico as inúmeras palavras que em algum momento não puderam ser ditas.
 
Pense: nada no mundo possui um fim, mesmo após a morte a vida prossegue em outras dimensões. Toda existência, seja na Terra ou em outros planetas, é formada por eternos começos e por eternos períodos de transformação e transmutação. Da célula à maior estrela da galáxia, todos possuem a capacidade de se regenerar, de se curar e de recomeçar uma nova fase no seu período existencial. Então porque para nós seria diferente? Podemos recomeçar após um período de doença, podemos recomeçar após uma separação, podemos recomeçar após uma crise financeira, podemos recomeçar após a partida de um ente querido. Enfim, podemos recomeçar a ter fé em nós mesmos e na nossa capacidade de superar antigos medos e conquistar uma vida nova.
 
Todo recomeço é importante, pois será a nossa segunda chance de fazer as escolhas mais inteligentes que tornarão o curso das nossas vidas, mais tranqüilo e mais equilibrado. É importante também, porque estamos munidos com as experiências anteriores que nos estimularão a refletir se é proveitoso ou não estar na mesma situação ou se está na hora de mudar a direção dos nossos passos. Que possamos olhar para o nosso redor e perceber as sutis oportunidades que nos são dadas. E acreditar que durante a vida e após ela, sempre haverá tempo para recomeçar!
 
Por UCNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário