sexta-feira, 9 de agosto de 2013

3º Unifica-ação foi um sucesso

Emoção, respeito, alegria, seriedade, religiosidade... Palavras que sintetizam o enorme sucesso do 3º Unifica-ação, realizado nos dias 27 e 28 de Julho de 2013 em Nova Friburgo. O evento, organizado pela Casa de Assistência Mãos de Luz e que ocorre anualmente, possui como objetivo quebrar preconceitos, criando união e estabelecendo parcerias entre os que já praticam o bem trazendo maior esclarecimento acerca das várias correntes religiosas, além de agregar conceitos de ciência, filosofia, arte, música, dança e literatura.
Em 2013 estiveram presentes representantes de diversos segmentos religiosos, como o Espiritismo, a Umbanda, o Candomblé, o Islamismo, a Igreja Evangélica, a Igreja da Unificação, além de representantes de diferentes segmentos espiritualistas, da psicologia e do ambientalismo. O Unifica-ação nos presenteia todos os anos pela qualidade de suas palestras e apresentações culturais, e pela seriedade com que os diversos temas são abordados. Quem não pôde comparecer perdeu um dos grandes momentos culturais que embebem nossa cidade de espiritualidade e inigualável aprendizado, onde o ecumenismo afetivo, e a sincronicidade de objetivos e visões são as máximas de amor e irmandade vivenciadas entre todos os presentes.
Reunião de representantes de diversas religiões e filosofias no 3º Unifica-ação
A edição deste ano trouxe na manhã de sábado, dia 27, apresentações sobre o tema “Mediunidade”, sob as óticas espírita, umbandista, e da psicologia. Representando o Espiritismo, o renomado autor pernambucano Luiz Gonzaga Pinheiro trouxe a abordagem das manifestações mediúnicas tomando como base trechos da Bíblia onde claramente são registradas a prática do mediunismo entre os discípulos, os profetas e o próprio Mestre Jesus. Já a psicóloga clínica Sueli Meirelles trouxe maior esclarecimento sobre as pesquisas científicas que já são realizadas acerca da mediunidade, onde a transpessoalidade já realiza a tentativa de ingressar no meio acadêmico através da Psicologia. Já o sacerdote umbandista Daniel Sossi, de Jundiaí – SP, levantou o tema acerca da reforma íntima, da evolução pessoal e da necessidade de quebrar conceitos equivocados sobre o uso da mediunidade na prática da caridade. Na parte da tarde, José Roberto Vieira de Souza, da Igreja da Unificação do Rio de Janeiro, trouxe a excelente temática acerca da família como pólo de evolução social, esclarecendo que, para haver harmonia social e o despertar da verdadeira bondade do ser humano, deveremos nos focar no ajuste moral e afetivo da família, base de todo e qualquer contexto social. Encerrando as palestras no sábado, Carlos Antônio Coimbra, terapeuta corporal, nos forneceu com sabedoria os doze passos necessários ao despertar da consciência e da divindade em nós.
Já o Domingo dia 28, amanheceu com o brilho filosófico e amoroso dos representantes da Igreja Evangélica, das Religiões Afro-Brasileiras e do Islamismo. O pastor Marcos Damazio, presidente das Assembleias de Deus Nova Jerusalém Ministério Madureira, da região Serrana do Rio de Janeiro, leu para todos os participantes trechos da Declaração dos Direitos Humanos acerca da liberdade religiosa, do respeito e da irmandade entre os homens, falando também das dificuldades que envolvem o romper de determinadas ortodoxias e visões sectárias dentro de sua própria religião e de outras correlatas. A seguir, Sami Armed Isbelle, diretor do setor de divulgação e diálogo inter-religioso da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, aclarou a respeito das distorções conceituais que giram em torno da religião muçulmana e suas práticas, dissolvendo antigas concepções geradas pela mídia em suas generalizações. Encerrando com maestria a manhã, o presidente da Associação Brasileira dos Templos de Umbanda e Candomblé, Pai Guimarães d’Ogum, falou com profunda emoção a respeito dos preconceitos e das perseguições que os representantes das religiões afro-brasileiras vem sofrendo, além das dificuldades de se criar uma concepção unificada das práticas da Umbanda, religião recém-nata em Terras Brasileiras. Na parte da tarde, o biólogo, ambientalista e professor Sérgio Ricardo Pimentel trouxe diversas estatísticas sobre a escassez dos recursos naturais no mundo, explicando como podemos colaborar para uma sociedade sustentável, de forma a minorar as dificuldades de sobrevivência humana no planeta, num futuro não tão distante.
O Unifica-ação vem sendo uma benção de Luz e de Amor para a nossa cidade, apesar de muitos ainda não alcançarem corretamente o seu conceito. É preciso que compreendamos definitivamente que é a união que traz a força para consolidar o bem, a paz e a harmonia que almejamos vivenciar no mundo. Porém, para unir não precisamos deixar de lado nossas concepções pessoais, e sim aprender a respeitar a diversidade como manifestação da Criação. E isto não será alcançado enquanto representantes e líderes, ainda vinculados a interesses pessoais e à disputa pela posse da verdade, não cederem ao apelo da humildade e da verdadeira caridade, que irmana a todos como filhos de um Deus Único, que é Puro Amor.
Obreiros da Casa de Assistência Mãos de Luz, realizadora do evento
Que venha o 4º Unifica-ação, regando nossos corações de Sabedoria, Paz , Amor, Irmandade e Unidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário