segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os Sete Princípios Herméticos

O Hermetismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos da Antiguidade atribuídos a Hermes Trimegisto. Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras gregas. Dentre estes, os mais importantes são a Tábua de Esmeralda e o Corpus Hermeticum. Esse conhecimento teve grande influência na sabedoria oculta europeia desde a Renascença, quando foi reavivado por figuras como Giordano Bruno e Marsilio Ficino. Estes escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo.
 
 
No século XIX, os teosofistas promoveram e estimularam estudos aprofundados de várias tradições filosóficas da humanidade e várias obras foram publicadas baseadas em uma revisitação e interpretação dos ensinamentos herméticos. Talvez a mais famosa dessas obras seja O Caibalion, escrita por três autores autointitulados “Os Iniciados”, em 1908.
 
“Caibalion” se refere a uma palavra hebraica que significa "tradição ou preceito manifestado por um ente de cima". Essa prática foi dominante, por exemplo, desde épocas remotas na Índia, onde o conhecimento era transmitido somente via oral, até a compilação escrita dos Vedas cerca de 1500 a.C..

Portanto, o Caibalion foi um conjunto de ensinamentos ocultos transmitidos via oral e também representados de forma velada nas obras de alquimia e astrologia durante a Idade Média, até sua codificação nesse livro do início do século XX e, como dito acima, em outras obras, sendo estas, porém, menos conhecidas no Ocidente.
 
A essência do Caibalion está na apresentação dos sete princípios herméticos, que seguem resumidamente abaixo. Para um maior aprofundamento, recomendamos a leitura integral do referido livro.
 
I.  O Princípio de Mentalismo: "O TODO é MENTE; o Universo é Mental."
 
II. O Princípio de Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima."
 
III. O Princípio de Vibração: "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra."
 
IV. O Princípio de Polaridade: "Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."
 
V. O Princípio de Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação."
 
VI. O Princípio de Causa e Efeito: "Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei."
 
VII. O Princípio de Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."
 
"Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente."
 
Fonte:  O Caibalion
 
Por UCNF

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

4º Unifica-ação: para os que buscam o caminho do coração

Novamente Nova Friburgo foi sede para o Unifica-ação - Unindo os elos do bem numa só corrente de amor. Em sua 4ª edição, o evento anual busca através de suas atividades levar ao esclarecimento do público em geral e seus representes os fundamentos das diversas religiões, para que este conhecimento contribua para a quebra de preconceitos  e discriminações religiosas. Como segunda meta, busca unir as lideranças dos diversos setores assistencialistas em torno do mesmo ideal de criar o bem-comum, formando alianças e parcerias, onde as atividades realizadas por um grupo, que já dão bons resultados, poderão ser ensinadas e repassadas aos outros grupos, para aplicação em sua própria doutrina e metodologia, compreendendo que é a união entre os diversos setores e religiões que trará ao mundo maior harmonia nas relações e no convívio, na manutenção da Paz que é tão almejada por todos nós.

Nesta 4ª edição, o Unifica-ação demonstrou maior maturidade e envolvimento de seus participantes dentro dos objetivos propostos. No sábado, dia 26 de Julho, o evento foi iniciado com o debate, cujo tema estava voltado para o social. Palestraram Cíntia Madureira, diretora da Proteção Especial de Média e Alta Complexidade do Município de Nova Friburgo, que esclareceu a todos sobre a importância da Assistência Social e da participação da população na política pública.

Assistente social Cintia Madureira

A seguir, o defensor público Júlio César Lessa explanou sobre o uso da psicografia como meio de prova em juízo, e como o Direito Público têm se posicionado diante do preconceito religioso.

Defensor público Júlio César Lessa

Finalizando a manhã, o economista paulista Paulo Viceconti colocou sua opinião diante da dificuldade da economia para gerenciar um mundo excessivamente consumista, onde a realidade só poderá ser transformada mediante a transformação interna do homem, em sua reforma íntima e moral. Na parte da tarde, expuseram suas opiniões Dayse Abrantes Whertein, co-fundadora da Rádio Comunidade de Nova Friburgo, sobre a influência da mídia no comportamento humano, e Daniel Augusto Sossi, que aclarou  a todos sobre o tema Magia, a religião sem rótulos. Finalizando o dia, o belo espetáculo da Cia Amigos da Luz – Samara Sempre Sabe – fechou com chave de ouro o dia, repleto de novas informações e reflexões sobre o nosso papel na conformação do mundo.
Economista Paulo Viceconti

Jornalista Dayse Abrantes Werthein

Mago Daniel Augusto Sossi


O Domingo foi aberto com o debate “Religião: caminho ou entrave para o progresso humano”.  Participaram o pastor evangélico Marcos Damázio, Presidente das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus Nova Jerusalém, que, num discurso emocionado, tocou a todos com suas palavras profundas e sensatas acerca do redirecionamento do conceito de irmandade num mundo que hoje é sustentado por doutrinas ultrapassadas e evangelhos interpretados de formas diversas. A seguir, o Frei, Autor e Teólogo Isidoro Mazzarolo uniu os conceitos da física quântica aos ensinamentos de Jesus, mostrando a todos que as linguagens da Ciência e da Religião caminham para um consenso.

Pastor Marcos Damázio

Frei Isidoro Mazzarolo

Encerrando a manhã, a inspirada participação de Pai Guimarães D’Ogum, presidente da Associação Brasileira dos Templos de Umbanda e Candomblé, que falou com sobre a falência da família, base sustentadora e formadora de qualquer sociedade, e da responsabilidade das religiões dentro da reestruturação deste conceito. Na parte da tarde, o Babalorichá Edson D’Oxum, presidente da Federação Associativa dos Templos de Umbanda e Candomblé, esclareceu o público sobre os rituai candomblecistas, sua prática e atuação.

Pai Guimarães D'Ogum
Babalorichá Edson D'Oxum

Finalizando com mestria o 4º Unifica-ação, Gabor Faluhelyi, espiritualista e fundador da Terra dos Magos - espaço destinado à transformação da consciência - explicou a todos os estados de dualidade da consciência, onde o mundo externo é o reflexo do mundo interno de cada um de nós, e somente quando encararmos e aceitarmos nossas sombras interiores com amor, poderemos estar transformando a humanidade e o planeta no ideal de harmonia e irmandade que tanto ansiamos.

Gabor Faluhelyi

O Unifica-ação também apoia entidades que atuam na quebra de preconceitos e no reconhecimento religioso. Por isso, estará apoiando a Expo Afro Brasil 2014 e a Coneafro - coordenada pela ABRATU, e organizada pelos Templos de Umbanda Estrela Guia e Seara de Luz - nos dias 06 e 07 de Setembro, em São Paulo. Na oportunidade, os coordenadores e alguns representantes de outras religiões, estarão esclarecendo sobre a proposta do Unifica-ação e a importância do diálogo inter-religiosos ao público, estimado em cerca de 3000 pessoas por dia. Vale a pena conferir os eventos! É a união formando parcerias no processo de crescimento espiritual e moral do Homem.

Cristina Lessa Cereja
Idealizadora e Coordenadora do Unifica-ação